Segundo a SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia) a dermatite seborreica é uma inflamação na pele que causa principalmente descamação e vermelhidão em algumas áreas da face, como sobrancelhas e cantos do nariz, couro cabeludo e orelhas. É uma doença de caráter crônico, com períodos de melhora e piora dos sintomas. A causa não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga ou estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade. A presença do fungo Pityrosporum ovale também pode provocar a doença. Já a dermatite seborreica em recém-nascidos, conhecida como crosta láctea, é uma condição inofensiva e temporária, na qual aparecem cascas grossas amarelas ou marrons sobre o couro cabeludo da criança. Escamas semelhantes também podem ser encontradas nas pálpebras, nas orelhas, ao redor do nariz e na virilha. Tanto em adultos quanto em crianças. A doença não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. Também não é uma alergia e tampouco perigosa.
Um estudo clínico, duplo-cego, randomizado e controlado, conduzido entre 2014 e 2017 em 5 departamentos de dermatologia e 15 consultórios de dermatologia na França, comparou a eficácia e tolerância de tacrolimus 0,1% em pomada versus ciclopirox olamina 1% em creme como terapia de manutenção para dermatite seborreica (DS) severa.
Para isso, 114 pacientes com DS severa na face foram incluídos. Os pacientes foram inicialmente tratados com desonida 0,05% em creme, duas vezes ao dia por 7 dias. Os pacientes liberados após esta fase aberta foram randomizados para receberem o seguinte tratamento:
Pomada de Tacrolimus 0,1%
2 vezes por semana
durante 24 semanas
Creme de Ciclopirox 1%
2 vezes por semana
durante 24 semanas
Resultados:
Doze pacientes tiveram recidiva no grupo de tacrolimus após um tempo médio de 91,5 dias (variação de 15-195 dias) versus 23 pacientes no grupo da ciclopirox olamina (tempo médio de 27 dias [variação de 13-201 dias]);
A comparação das curvas de duração livre da doença mostrou que os pacientes no grupo tacrolimus tiveram uma duração maior de remissão completa do que aqueles no grupo ciclopirox olamina (P = 0,018).
Conclusão:
Os resultados sugerem que a terapia com a pomada de tacrolimus a 0,1% foi mais efetiva do que o creme de ciclopirox olamina 1% na prevenção das exacerbações da dermatite seborreica facial.
Sugestões de Fórmulas:
Pomada de Tacrolimus:
Tacrolimus – 0,1%
Apus Base Pomada qsp – 30g
Aplicar 2 vezes por semana ou conforme orientação médica.
Creme de Ciclopirox Olamina:
Ciclopirox olamina – 1%
Apus Green qsp – 30g
Aplicar 2 vezes por semana ou conforme orientação médica.
Apus Green®
Creme dermatológico especialmente desenvolvido para peles sensíveis, contém ingredientes vegetais, livre de petrolato e parabenos. Dermatologicamente testado e 100% vegetal.
FONTES:
Joly P. et al. Tacrolimus 0.1% versus ciclopiroxolamine 1% for maintenance therapy in patients with severe facial seborrheic dermatitis: A multicenter, double-blind, randomized controlled study. J Am Acad Dermatol. 2020 Sep 30:S0190-9622(20)32651-7.