Apus

A escabiose ou sarna é um grande problema de saúde, com incidência crescente em crianças com menos de dois anos de idade. É provável que o contato físico próximo com outras pessoas resulte em um alto risco de infecção. Os ácaros fêmeas com ovos e pelotas fecais causam uma reação eczematosa de coceira quando penetram no estrato córneo.

A sarna em crianças muito pequenas geralmente se apresenta com um grande número de pápulas, nódulos, pústulas e vesículas espalhadas por todo o corpo, incluindo a cabeça. As palmas das mãos e plantas dos pés, em particular, devem ser examinadas cuidadosamente nesta faixa etária. A terapia padrão para a sarna consiste em creme de permetrina a 5%, que foi licenciado para o tratamento de pacientes com pelo menos dois meses de idade. Dados publicados sobre o uso de permetrina em crianças com menos de dois meses são limitados.

Um estudo retrospectivo analisou uma série de casos, a partir de um grande banco de dados dermatológico de centro de referência terciário da Alemanha, para avaliar a segurança e eficácia da permetrina tópica na escabiose em bebês menores de 2 meses de idade. (Hoffmann, J.C. et al, 2019).

Na análise do banco de dados eletrônico foram identificados 7 bebês menores de 2 meses de idade (4 do sexo feminino e 3 do sexo masculino) com diagnóstico de escabiose e sob o seguinte tratamento:

Creme de Permetrina 5%
Aplicação em toda a superfície da pele, incluindo o couro cabeludo, mas excluindo regiões perioral e periorbital.

*Um caso fez tratamento inicial com permetrina 2,5%, que precisou de duas repetições com permetrina 5%.

* O diagnóstico de escabiose foi baseado nas características clínicas típicas, bem como na aparência dermatoscópica de “asa-delta” e lesões serpiginosas ou em forma de J.

 

Resultados

 

Cinco bebês foram tratados como pacientes internados (conforme recomendado pela diretriz alemã e para evitar reinfestação); as outras duas crianças foram tratadas em ambulatório;

Três pacientes precisaram de um tratamento repetido por causa de ácaros persistentes após um intervalo de sete dias, um paciente necessitou de tratamentos após 7 e 14 dias;

No geral, a terapia foi bem tolerada por todos os pacientes. Em caso de reação eczematosa, o tratamento com corticoide tópico foi eficaz.

 

Conclusão

 

A aplicação tópica de permetrina 5% pode ser considerada como terapia de primeira linha para escabiose em bebês menores de dois meses de idade.

 

Sugestões de Fórmula

 

Creme de permetrina

Permetrina – 5%
Apus Green qsp – 50g

1 aplicação de 8-12 horas, depois remover por lavagem e repetir após 7 dias ou conforme orientação médica.

 

Apus Green®:

Emulsão dermatológica 100% vegetal, isenta de óleo mineral, propilenoglicol, parabenos e silicones. Contém uma associação de óleos vegetais resistentes à oxidação e eco-certificados, glicerina vegetal, aloe vera e agentes emulsivos naturais, todos biodegradáveis.

 

Tratamento oral da escabiose

Ivermectina – 200mcg/kg*
Apus xarope aromatizado sugar free qsp – 10ml

*Contraindicado para crianças <15kg
Administrar 5mL dose única e repetir após 14 dias ou conforme orientação médica.

SABORES: ABACAXI, BAUNILHA, CHOCOLATE, LARANJA, LIMÃO, MORANGO, TANGERINA E UVA.

 

Apus xarope aromatizado sugar free:

Base para xarope livre de açúcar. É seguro para uso por pacientes diabéticos, não é cariogênico e possui alta estabilidade.

 

Fontes:

Hoffmann JC, Mößner R, Schön MP, Lippert U. Topical scabies therapy with permethrin is effective and well tolerated in infants younger than two months. J Dtsch Dermatol Ges. 2019 Jun;17(6):597-600.
Santiago, F.; Januário, G. Scabies: Review and Focus on the Portuguese Realit. Rev. SPDV, 75(2), 2017.

Veja maisposts

Melasma – fisiopatologia e perspectivas de tratamento
Epigalocatequina-3-galato (EGCG) – Nova opção de tratamento do vitiligo
Protetor solar e dermocosmético antioxidante: ação sinérgica na prevenção do fotoenvelhecimento cutâneo

Conheça nossas marcas