Apus

Segundo a SBD (Associação Brasileira de Dermatologia) “melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode ser de ocorrência extrafacial, com acometimento dos braços, pescoço e colo. Afeta mais frequentemente as mulheres, podendo ser vista também em homens. Não há uma causa definida, mas muitas vezes esta condição está relacionada ao uso de anticoncepcionais femininos, à gravidez e, principalmente, à exposição solar. O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível. Além dos fatores hormonais e da exposição aos raios solares, a predisposição genética também influencia no surgimento desta condição.”

Um estudo conduzido por El-Husseiny et al. (2020) comparou a efetividade da aplicação tópica de Ácido Tranexâmico 5% vs. Hidroquinona 4% no tratamento melasma.

Assim, 100 mulheres (idades entre 22 e 40 anos) com melasma foram selecionadas para participarem desse estudo clínico, meia-face e comparativo. Elas receberam a seguinte posologia por 12 semanas:

Grupo Tratamento (n=100)

  • Lado direito da face foi aplicado 5% de ácido tranexâmico 2 vezes ao dia;
  • Lado esquerdo da face foi aplicado 4% de hidroquinona ao dia (aplicação noturna);
  • Para todas as pacientes foi recomendado o uso de fotoprotetor.

 

Resultados:

 

  • De acordo com as análises dos scores Hemi MASI, MELASQOL e dos registros fotográficos com câmera digital Antera 3D®, tanto o lado tratado com Ácido Tranexâmico quanto o lado tratado com Hidroquinona apresentaram melhoras significativas na redução das lesões relacionadas ao melasma após 12 semanas, sem diferenças significativas (p>0,05);
  • No exame histológico foi observado uma significativa diminuição no percentual de melanina por área no lado tratado com Ácido Tranexâmico quando comparado ao lado tratado com Hidroquinona;
  • O Ácido Tranexâmico apresentou um melhor perfil de segurança quando comparado com a Hidroquinona.

 

Sugestões de Fórmulas:

 

Creme de Ácido Tranexâmico

Ácido tranexâmico 5%
Apus Lumiwhite qsp 50 g

Aplicar 2 vezes ao dia na face ou conforme orientação médica.

Apus Lumiwhite®: Emulsão biocompatível que confere proteção contra a radiação UV e Luz Azul. Reduz a formação de radicais livres fotoinduzidos, prevenindo o envelhecimento cutâneo e as manchas hipercrômicas. É especialmente indicada para fórmulas despigmentantes.

 

Creme de Cisteamina

Cisteamina 5%
Apus StabCys qsp 50 g

Aplicar sobre a pele durante 15 minutos e remover. Aumentar o tempo de exposição de forma gradativa até um máximo de 3 horas ou conforme orientação médica

*Um estudo clínico, duplo-cego, avaliou a eficácia da fórmula de Kligman modificada (MKF) em comparação com o creme de cisteamina 5% no tratamento do melasma. A redução percentual na pontuação mMASI foi aproximadamente 9% maior com o creme de cisteamina em comparação com MKF, e essas diferenças foram estatisticamente significativas (P = 0,005 e 0,001, respectivamente). (KARRABI, M. et al, 2020).

Apus StabCys®: creme dermatológico de caráter catiônico que foi especialmente desenvolvida para estabilizar e mascarar o odor de enxofre da Cisteamina HCL, melhorando a performance despigmentante da formulação e a adesão ao tratamento.

 

Para ter acesso a outros estudos e sugestões de fórmulas de forma gratuita e períodica, torne-se um membro do ApusLab clicando aqui.

FONTES:

EL-HUSSEINY, R. et al. Efficacy and safety of Tranexamic Acid 5% Cream vs Hydroquinone 4% Cream in Treating Melasma: A Split-Face Comparative clinical, Histopathological and Antera 3D camera Study. Dermatol Ther. 2020 Aug 28.
KARRABI, M. et al. Clinical Evaluation of Efficacy, Safety and Tolerability of Cysteamine 5% Cream in Comparison With Modified Kligman’s Formula in Subjects With Epidermal Melasma: A Randomized, Double-Blind Clinical Trial Study. Skin Res Technol. 2020 Jun 25.

Veja maisposts

Melasma – fisiopatologia e perspectivas de tratamento
Epigalocatequina-3-galato (EGCG) – Nova opção de tratamento do vitiligo
Protetor solar e dermocosmético antioxidante: ação sinérgica na prevenção do fotoenvelhecimento cutâneo

Conheça nossas marcas