Apus

O eritema pós-inflamatório é uma sequência comum da inflamação da acne. Algumas lesões de eritema de acne podem melhorar com o tempo. No entanto, manchas vermelhas persistentes após o tratamento da acne, que são experimentadas pela maioria dos pacientes, são cosmeticamente inaceitáveis ​​e permanecem um desafio terapêutico, que pode levar à frustração e sofrimento psicológico, além disso, em alguns casos, a remissão completa de eritema pós-acne (PAE) não pode ser alcançada.

As terapias baseadas em luz tornaram-se modalidades aceitas para o tratamento do PAE, incluindo o laser pulsado de contraste. Por outro lado, a eficácia terapêutica às vezes não é satisfatória.

A vasculatura da derme é modulada pela inervação simpática periférica (adrenérgica). A contração do músculo liso vascular periférico é mediada principalmente por subtipos de receptores. Os agonistas (agonistas) dos receptores a-adrenérgicos têm sido testados no tratamento do eritema facial difuso com base em sua capacidade de produzir vasoconstrição reversível da vasculatura periférica.

A oximetazolina (OXZ) é um agonista simpatomimético do tipo imidazol sintético, de ação direta, altamente seletivo para o 1α-drenoceptor e também um agonista do receptor 2α parcialmente seletivo.

Um estudo conduzido por Naglaa Agamia et al. (2020) avaliou a eficácia e segurança da oximetazolina tópica (OXZ) no tratamento do eritema pós-acne (PAE) em um estudo comparativo da face esquerda para a direita.

Para isso, 40 pacientes com diagnóstico de eritema pós-acne foram selecionados para receberem durante 12 semanas:

Lado Esquerdo da Face:
Oximetaxolina 1,5%
Duas vezes ao dia

Lado Direito da Face:
Controle

 

Resultados

 

Após o segundo (p = 0,005) e terceiro mês (p = 0,039) de tratamento, todos os pacientes apresentaram melhora significativa do PAE do lado esquerdo tratado com oximetazolina em relação ao lado direito tratado placebo;

Os dados de Investigator’s Global Assessment mostraram que no lado esquerdo tratado 10% dos pacientes (n = 4) obtiveram melhora excelente, melhora acentuada em 20% (n = 8), moderada em 30% (n = 12) e leve em 40% (n = 16);

Em relação à avaliação morfométrica do eritema, houve melhora significativa do eritema no lado esquerdo da face quando comparada ao lado direito ao final do tratamento.

 

Conclusão

 

Os resultados demonstraram que a oximetazolina tópica é um tratamento seguro e eficaz no tratamento do eritema pós-acne.

 

Sugestões de Fórmulas

 

Oximetazolina

Oximetazolina – 1,5%
Apus EpiCalm qsp – 30g

Aplicar nas áreas afetadas duas vezes ao dia ou conforme orientação médica.

 

Apus EpiCalm:

base dermatológica especialmente desenvolvida para peles sensíveis ou sensibilizadas. Contém neuropeptídeo natural com propriedade calmante, emoliente vegetal lanolina-like e enriquecido com ácidos graxos poli-insaturados (Ômegas 3 e 6). É hipoalergênico, livre de parabenos e petrolato.

 

Pool de probióticos para acne

B. lactis – 1×10⁹ UFC
L. acidophilus – 1×10⁹ UFC
L. casei – 1×10⁹ UFC
L. salivarius – 1×10⁹ UFC
L. lactis – 1×10⁹ UFC
Apus Mix Adoçante qsp – 1 Sachê

Administrar 1 sachê ao dia (antes do café da manhã) ou conforme orientação médica.

 

Estudo conduzido por RAHMAYANI, T. et al (2019), demonstrou a eficácia da suplementação probiótica no aumento níveis séricos de IL-10 em pacientes com acne vulgaris, corroborando com estudos anteriores que sugeriram os probióticos orais como terapia adjuvante na acne vulgar.

 

FONTES: 

AGAMIA, Naglaa; ESSAWY, Marwa; KASSEM, Amira. Successful treatment of the face post acne erythema using a topically applied selective alpha 1-Adrenergic receptor agonist, oxymetazoline 1.5%, a controlled left to right face comparative trial. Journal of Dermatological Treatment, p. 1-6, 2020.
RAHMAYANI, Tissan; PUTRA, Imam Budi; JUSUF, Nelva Karmilla. The Effect of Oral Probiotic on the Interleukin-10 Serum Levels of Acne Vulgaris. Open access Macedonian journal of medical sciences, v. 7, n. 19, p. 3249, 2019.

Veja maisposts

Melasma – fisiopatologia e perspectivas de tratamento
Epigalocatequina-3-galato (EGCG) – Nova opção de tratamento do vitiligo
Protetor solar e dermocosmético antioxidante: ação sinérgica na prevenção do fotoenvelhecimento cutâneo

Conheça nossas marcas