Apus

Rosácea é uma doença inflamatória crônica da pele que se manifesta com rubor facial, eritema persistente, telangiectasia, pápulas e pústulas; normalmente envolve a região central da face.

Existem quatro subtipos de rosácea: eritemato-telangiectásica, papulopustular, fimatosa e ocular.

A patogênese da rosácea não é totalmente compreendida. Os fatores relacionados podem incluir disfunção imunológica, anormalidade vascular, desregulação neurogênica, presença de microrganismos cutâneos, dano ultravioleta (UV), fototipo baixo (pele clara) e alteração da barreira cutânea. É uma dermatose que possui controle, porém não curável e está associada a um padrão imprevisível de recidivas.

A etiologia incerta da rosácea representa um desafio terapêutico significativo. As medidas preventivas incluem a redução ou cessação da exposição aos fatores desencadeantes, como o consumo de álcool e alimentos condimentados e diminuição do estresse emocional.

Para mais conteúdos sobre tratamento para a Rosácea clique aqui.

O tratamento da rosácea envolve o uso de medicamentos tópicos (como metronidazol, ácido azelaico, sulfacetamida de sódio, enxofre, ivermectina) e antibióticos via oral para melhorar a aparência e controlar os sinais e sintomas que podem piorar sem tratamento. No entanto, muitos pacientes ficam frustrados com a pouca eficácia das terapias orais e tópicas na resolução da telangiectasia e do eritema persistente. Por outro lado, foi demonstrada a eficácia na melhoria das características das doenças vasculares com terapias à base de luz e laser. O laser pulsado de contraste foi introduzido recentemente com sucesso para tratar os sintomas vasculares da rosácea. O creme de ivermectina 1%, uma lactona macrocíclica, demonstrou eficácia no tratamento da rosácea de vários subtipos devido à sua atividade contra os ácaros Demodex.

Seguindo esta perspectiva, um estudo clínico comparativo avaliou a eficácia e segurança do laser pulsado de contraste (PDL) isoladamente ou sua combinação com ivermectina tópica no tratamento da rosácea. (OSMAN, MaiAbdelraouf et al, 2020).

Para isso, 30 pacientes (idades entre 20 e 73 anos, sendo 25 mulheres e 15 homens) com fototipo Fitzpatrick de III a IV e rosácea (40% dos participantes tinham rosácea papulo pustular e 60% tinham tipo eritemato-telangiectásica) foram divididos aleatoriamente em dois grupos para receberem:

Grupo 1 (n=15)
PDL 585 nm

Grupo 2 (n=15)
PDL 585 nm + Ivermectina 1% em creme
Aplicação diária por 12 semanas

*Creme anestésico tópico foi aplicado no pré-procedimento.
*Todos os pacientes receberam quatro tratamentos a laser com um intervalo de 4 semanas.

 

Resultados

 

No acompanhamento de 3 meses, o grupo 2 demonstrou melhor resposta clínica do que o grupo 1. No entanto, essa diferença não foi significativa;

Em relação a autoavaliação dos pacientes e avalição dos médicos, quanto ao grau de melhora da rosácea, os indivíduos do grupo 2 obtiveram maior grau de satisfação em comparação ao grupo 1;

Não foram observados efeitos adversos graves em nenhum dos grupos de tratamento.

 

Conclusão

 

Esse estudo demonstrou a eficácia do tratamento com PDL, que pode ser mais efetivo quando combinado com o creme de ivermectina a 1%.

 

Sugestões de Fórmulas

Sessões de PDL 585 nm

 

– Anestésico Tópico Pré-procedimento

Lidocaína…………………………………2,5%
Prilocaína…………………………………2,5%
Apus N-Caine Cream qsp……………30g

– Home Care

Ivermectina………………………………1%
Apus Green qsp…………………………30g

 

Apus N-Caine Cream

Creme dermatológico especialmente desenvolvido para veiculação de anestésicos locais e associações. Contém agente de permeação que facilita a penetração de anestésicos locais através da epiderme para atingir a derme e possui ativo que promove sensação de resfriamento sem irritar a pele, melhorando a resposta anestésica.

 

Apus Green

Emulsão dermatológica 100% vegetal, isenta de óleo mineral, propilenoglicol, parabenos e silicones. Contém uma associação de óleos vegetais resistentes à oxidação e eco-certificados, glicerina vegetal, aloe vera e agentes emulsivos naturais, todos biodegradáveis.

 

FONTES:

OSMAN, MaiAbdelraouf et al. Pulsed dye laser alone versus its combination with topical ivermectin 1% in treatment of Rosacea: a randomized comparative study. Journal of Dermatological Treatment, p. 1-7, 2020.

Veja maisposts

Melasma – fisiopatologia e perspectivas de tratamento
Epigalocatequina-3-galato (EGCG) – Nova opção de tratamento do vitiligo
Protetor solar e dermocosmético antioxidante: ação sinérgica na prevenção do fotoenvelhecimento cutâneo

Conheça nossas marcas