Apus

Díaz-Valenzuela et al., (2019) conduziram um estudo clínico multicêntrico, randomizado, controlado e duplo-cego para avaliar a eficácia terapêutica da aplicação tópica de óleo de oliva na prevenção de ulceras de pressão.

Para isso, 537 pacientes residentes de casas de repouso para idosos e sob o risco de desenvolvimento de úlcera por pressão foram selecionados e divididos em dois grupos, nos quais receberam durante 30 dias ou até o início da progressão da úlcera:

Grupo 1 (n=263)
Óleo de Oliva
Duas vezes ao dia

Grupo 2 (n=274)
Ácidos graxos hiperoxigenados
Duas vezes ao dia

 

Resultados:

  • A incidência de úlcera por pressão foi de 4,18% no grupo de tratamento com óleo de oliva contra 6,57% no grupo controle, com uma diferença de incidência de -2,39% (IC 95% = -6,40 a 1,56%);
  • Não foram observados efeitos adversos no grupo de tratamento com óleo de oliva.

 

Conclusão:

A aplicação tópica com óleo de oliva não é menos eficaz do que ácidos graxos hiperoxigenados (HOFAs) como um tratamento preventivo contra úlceras de pressão (UP) em residentes de lares de idosos sob risco de desenvolvimento de UP e não está associado a quaisquer efeitos adversos.

 

Sugestão de Fórmula:

 

Creme Cicatrizante

Óleo de Oliva – 5%
Pentoxifilina – 5%
Apus Body Butter qsp – 60g

Aplicar no local afetado 2 vezes ao dia ou conforme orientação médica.

 

Aplicação tópica de pentoxifilina (PTX) 5% melhorou significativamente a categoria e o tamanho das úlceras de pressão em pacientes de UTI, em comparação ao placebo. Este efeito positivo pode ser atribuído às propriedades antitrombótica, fibrinolítica, anti-inflamatória, imunomoduladora e antioxidante da PTX. (Najafi, E. et al., 2018).

 

Apus Body Butter®

Manteiga corporal especialmente desenvolvida com emolientes vegetais e agente formador de cristais líquidos, conferindo alto poder hidratante e dermocompatibilidade. Possui excelente espalhabilidade, toque aveludado e livre de pegajosidade.

 

Fontes:

Díaz-Valenzuela A, García-Fernández FP, Carmona Fernández P, Valle Cañete MJ, Pancorbo-Hidalgo PL. Effectiveness and safety of olive oil preparation for topical use in pressure ulcer prevention: Multicentre, controlled, randomised, and double-blinded clinical trial. Int Wound J. 2019 Dec;16(6):1314-1322.
Najafi, E. et al. Topical pentoxifylline for pressure ulcer treatment: a randomised, double-blind, placebo-controlled clinical trial. J Wound Care. 2018 Aug 2;27(8):495-502.

Veja maisposts

Melasma – fisiopatologia e perspectivas de tratamento
Epigalocatequina-3-galato (EGCG) – Nova opção de tratamento do vitiligo
Protetor solar e dermocosmético antioxidante: ação sinérgica na prevenção do fotoenvelhecimento cutâneo

Conheça nossas marcas