Apus

Tacrolimus em monoterapia: eficácia no vitiligo não segmentar

 

O vitiligo é uma doença crônica de caráter autoimune que tem origem genética e não contagiosa. O dermatologista é o profissional mais indicado para realizar o diagnóstico e tratamento desta patologia.

A doença é caracterizada como um distúrbio de hipopigmentação cutânea devido a presença de manchas brancas na pele, decorrente da redução ou ausência dos melanócitos (células responsáveis pela formação da melanina, o pigmento que dá cor à pele humana). A maioria dos pacientes com vitiligo não manifesta qualquer sintoma além do surgimento de manchas brancas na pele. Em alguns casos, relatam sentir sensibilidade e dor na área afetada. Entretanto, uma grande preocupação dos dermatologistas está relacionada ao impacto psicológico significativo que os pacientes podem desenvolver em decorrência da doença, principalmente quando ocorre antes da idade adulta.

Durante o mês de junho a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) reforça o alerta para o acolhimento e cuidado com o portador, reafirmando a importância do maior conhecimento sobre o vitiligo.

Nenhum tratamento existente promove resultados totalmente satisfatórios. Portanto, novas investigações são bem-vindas para tratamentos inovadores e seguros que tragam melhores resultados.

Nesse contexto, um estudo clínico randomizado e comparativo avaliou os efeitos terapêuticos da aplicação tópica de tacrolimus em pacientes com vitiligo não segmentar (VNS). (SALEH, R.; AHMED, A. A.; M ABD-ELMAGID, W., 2021)

Sessenta e três pacientes com vitiligo não segmentar foram randomizados em dois grupos para receberem o seguinte tratamento por 24 semanas:

Grupo 1 (n=31)
Pomada Tracomilus 0,03%
Diariamente

Grupo 2 (n=32)
Pomada de acetato de hidrocortisona a 1%.
Diariamente

*Foram determinadas a gravidade do vitiligo, através do índice VASI (Vitiligo area and severity index), e as taxas de repigmentação da pele no início do estudo e em intervalos de 4 semanas.

 

Resultados:

 

No grupo tacromilus, os resultados do índice VASI foram significativamente mais baixos ao final do tratamento quando comparados com a linha base (p=0,030);

Nos pacientes do grupo hidrocortisona não foram observadas diferenças estatisticamente significativas entre a linha base e ao final das 24 semanas de tratamento;

A repigmentação da pele foi observada em 45,2% dos pacientes do grupo 1 0% nos pacientes do grupo 2 (p<0,001).

 

Conclusão:

 

A repigmentação foi alcançada em 45% dos pacientes com VNS após o tratamento com tacrolimus 0,03%, em monoterapia, por 24 semanas. A taxa de repigmentação foi mais significativa em pacientes com lesões na cabeça e pescoço, com fototipo III e mais jovens.

 

Sugestão de Fórmula:

 

Pomada de Tacrolimus

Tacrolimus…………………………..0,03%
Apus VegPoma qsp………………..60 g

Aplicação sobre a região afetada diariamente ou conforme a orientação médica.

 

Apus VegPoma:

 

Pomada 100% vegetal especialmente desenvolvida com emolientes ricos em ácidos graxos poli-insaturados (PUFAs), triglicerídeos de cadeia média e resistentes a oxidação. Contém ingrediente natural com propriedade lanolina-like, composto por glicerídeos de soja e uma fração insaponicável da manteiga de karité que confere hidratação de longa duração. É um veículo funcional e eco-friendly, sendo uma alternativa ao uso de ingredientes não biodegradáveis ou potencialmente irritantes à pele como a vaselina e o propilenoglicol, respectivamente. Livre de parabenos. Possui um toque suave e textura agradável. DERMATOLOGICAMENTE TESTADA.

 

FONTES:

25 de junho: SBD alerta para cuidados com o vitiligo durante pandemia e prepara manual sobre o tema – Sociedade Brasileira de Dermatologia

Saleh R, Ahmed AA, M Abd-Elmagid W. Efficacy of topical tacrolimus 0.03% monotherapy in the treatment of non-segmental vitiligo: a randomized, controlled trial. J Cosmet Dermatol. 2021 Mar 3.

Veja maisposts

Melasma – fisiopatologia e perspectivas de tratamento
Epigalocatequina-3-galato (EGCG) – Nova opção de tratamento do vitiligo
Protetor solar e dermocosmético antioxidante: ação sinérgica na prevenção do fotoenvelhecimento cutâneo

Conheça nossas marcas