Apus

A alopecia androgenética (AGA) é a causa mais comum de calvície, que afeta pelo menos 50% dos homens aos 50 anos de idade e até 70% de todos os homens em idade mais avançada. É caracterizada por transformar o cabelo terminal em velo no couro cabeludo, correspondendo à miniaturização do folículo piloso durante ciclos capilares repetidos com fase anágena encurtada. Em folículos capilares suscetíveis, a di-idrotestosterona (DHT) se liga ao receptor de andrógeno, e o complexo hormônio-receptor ativa os genes responsáveis pela transformação gradual de grandes folículos terminais em folículos miniaturizados.

As prostaglandinas desempenham um papel fundamental na regulação do ciclo capilar. As prostraglandinas PGF2α e PGE2 têm efeitos estimulantes e a PGD2 tem efeitos inibitórios no folículo piloso. A cetirizina, uma droga anti-histamínica anti-H1, inibe a liberação de PGD2 e estimula a liberação de PGE2.

Estudo randomizado, simples-cego e controlado, avaliou a eficácia e segurança da cetirizina em comparação ao minoxidil em homens com alopedia adrogenética (AGA). (MOSTAFA, Delaram Hossein et al., 2021).

Para isso, 40 homens (idades de 18 a 50 anos), com alopecia androgenética grau II a IV de acordo com a escala de Norwood-Hamilton, foram randomizadas para receberem o seguinte tratamento durante 16 semanas:

Grupo 1 (n=20)
Cetirizina 1% em loção capilar
Aplicação de 1mL 2 vezes ao dia

 

Grupo 2 (n=20)
Minoxidil 5% em loção capilar
Aplicação de 1mL 2 vezes ao dia

 

Entre as semanas 16 a 24, ampos os grupos receberam uma solução de placebo com odor e cores semelhantes às soluções ativas.

 

Resultados:

 

Após 16 semanas, observou-se um aumento significativo na densidade total do cabelo nos grupos minoxidil e cetirizina, mas a melhora foi maior no grupo minoxidil;
A porcentagem de fios de cabelo na fase anágena também aumentou em ambos os grupos após 16 semanas de tratamento, mas diminuiu após 8 semanas de uso de placebo;
Não foram relatadas reações adversas signficativas associadas à aplicação da solução de cetirizina;
Estes resultados corroboram com os dados de um estudo que avaliou a eficácia da cetirizina 1%, em comparação ao placebo, em homens com AGA. (ZAKY, Mohamed S. et al., 2021).

 

Conclusão:

 

A aplicação tópica da solução de cetirizina a 1% foi eficaz na melhora do crescimento capilar e considerada uma terapia segura em homens com alopécia androgenética.

 

Sugestões de Fórmulas:

 

Cetirizina

Cetirizina – 1%
Apus Capillusol qsp – 60mL

Aplicar 20 gotas no couro cabeludo 2 vezes ao dia ou conforme orientação médica.

 

OU

 

Minoxidil

Minoxidil – 5%
Apus Capillusol qsp – 60mL

Aplicar 20 gotas no couro cabeludo 2 vezes ao dia ou conforme orientação médica.

 

Apus Capillusol®

Veículo capilar em solução, livre de ingredientes potencialmente irritantes ao couro cabeludo como o álcool e propilenoglicol. Foi desenvolvido com tecnologia que garante uma alta estabilidade em formulações com ativos farmacêuticos hidrofílicos e lipossolúveis, incluindo o minoxidil. Possui um sensorial agradável e de fácil espalhabilidade. Livre de parabenos.

 

FONTES:

MOSTAFA, Delaram Hossein et al. Efficacy of Cetirizine 1% Versus Minoxidil 5% Topical Solution in the Treatment of Male Alopecia: A Randomized, Single-blind Controlled Study. Journal of Pharmacy & Pharmaceutical Sciences, v. 24, p. 191-199, 2021.
ZAKY, Mohamed S. et al. Therapeutic implications of topical cetirizine 1% in treatment of male androgenetic alopecia: A case‐controlled study. Journal of Cosmetic Dermatology, v. 20, n. 4, p. 1154-1159, 2021.

Veja maisposts

Melasma – fisiopatologia e perspectivas de tratamento
Epigalocatequina-3-galato (EGCG) – Nova opção de tratamento do vitiligo
Protetor solar e dermocosmético antioxidante: ação sinérgica na prevenção do fotoenvelhecimento cutâneo

Conheça nossas marcas